Linhas
As linhas de pesquisa representam o instrumento de construção do conhecimento científico e de articulação dos trabalhos entre docentes e discentes, e de articulação entre a graduação e a pós-graduação. Visam alimentar o repertório curricular da graduação e da pós-graduação, além de permitir a intervenção política possibilitadora da Ética da coexistência entre as distintas alteridades civilizatórias e entre homem e natureza. Procura-se, desse modo, ampliar a relação entre os Departamentos e os campi da Universidade, considerando as populações locais vinculadas a distintos patrimônios civilizatórios, que são a referência fundamental para a dinâmica do Programa. Constituem-se as seguintes linhas de pesquisa:
Linha de pesquisa (Lpq) 1 – Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural:
Coordenação:
Vice-Coordenação: |
Marcos Luciano Messeder
Lívia Alessandra Fialho
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Descrição: |
Aprofunda questões teórico-metodológicas postas pelos processos civilizatórios e seus impactos sobre as atividades e práticas educativas. Estuda os processos civilizatórios vinculados a formação do povo brasileiro, na negação de uma relação unívoca da escola e visão eurocêntrica de mundo. Trabalha a dimensão da memória como elemento constitutivo / construtor de identidades múltiplas, plurais e, no respeito a alteridade, busca a construção de uma ética de convivência, constituída tanto no interior da escola como fora dela. |
Docentes: |
Aposentados
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Linha de pesquisa (LPq) 2 – Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador
Coordenação:
Vice-Coordenação: |
Elizeu Clementino de Souza
Maria de Lourdes Soares Ornellas Farias |
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Descrição: |
Estuda questões epistemológicas e teórico-metodológicas, historicamente situadas, com ênfase na formação do educador na contemporaneidade. Discute modos de organização dos distintos níveis e modalidades de ensino e suas interfaces com a profissão docente. Trata essas questões, na perspectiva de estudos nos campos da memória, histórias de vida, experiências, (inter)subjetividades, afetos, representações sociais, diversidades, práticas culturais de oralidade, leitura e escrita, bem como das infâncias, juventudes e adultez. Analisa a formação do educador implicado, investigativo e questionador de sua práxis educativas, na condição de sujeito que ressignifica o saber e o conhecimento, ancorados em epistemologias da formação do educador, articulando-as aos desafios políticos, sociais, culturais, éticos que emergem na contemporaneidade. |
Docentes: |
Aposentados
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Linha de pesquisa (LPq) 3 – Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável
Coordenação:
Vice-Coordenação: |
Gabriela Sousa Rego Pimentel
Antonio Dias Nascimento |
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Descrição: | Estuda a relação Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável como constructo teórico e como ferramenta para o enfrentamento das desigualdades sociais tendo como base o entendimento da importância das representações e herança sociocultural das comunidades que respaldam as ações de investigação presentes no observatório de educação de jovens e adultos, na educação profissional, nos movimentos sociais, educação ambiental, no turismo de base comunitária e suas territorialidades. Discute a formação dos profissionais que atuam na gestão da educação, do território e do lugar. Trabalha na estruturação de aportes epistemológicos com base nos estudos de indicadores educacionais e das medidas de regulação do sistema educacional de forma a analisar criticamente os fundamentos da Política Educacional tendo em vista a gestão social dos territórios e a sustentabilidade econômica, social e ambiental. |
Docentes: |
Aposentados
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Linha de pesquisa (LPq) 4 – Educação, Currículo e Processos Tecnológicos
Coordenação:
Vice-Coordenação: |
Emanuel do Rosário Santos Nonato
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Descrição: | Compreende o Currículo como um processo originado nas diferentes formas de gerar e socializar conhecimento numa relação fundamental com a Epistemologia, implicados os seus efeitos e desdobramentos sociais, culturais, políticos, econômicos e educacionais; bem como, os Processos Tecnológicos enquanto processos criativos e transformativos de base material e imaterial, oriundos da condição humana nos termos da Tecnogênese. Nesta medida, assume a Educação como discurso (laço) não científico (démarche), como base na transmissão do saber, com pragmáticas específicas, dinâmicas, modos elaborativos próprios e literalidades. Tais processos são geradores de produção de sentidos que implicam a relação fundamental e indispensável entre a Epistemologia e a Estética, bem como a Subjetividade e a Linguagem. |
Docentes: |
Aposentados
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