O PPGEduC

O Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) está vinculado, academicamente, ao Departamento de Educação do Campus I, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e compreende a pós-graduação em educação stricto-sensu e lato-sensu na área da Educação, de conformidade com o disposto na Resolução CONSEPE n.º 214, de 24 de julho de 1998, publicada no Diário Oficial em 1 e 2 de agosto de 1998.

Implantado em 2001, com a instalação da sua primeira turma de mestrado, o PPGEduC obteve na sua primeira avaliação trienal (2001-2003) conceito 4 e o manteve na segunda (2004-2006) e terceira avaliação ((2007/2009), assegurando, assim a possibilidade de instalar o curso em nível de doutorado, completando sua condição de Programa de Pós-Graduação já credenciado pela CAPES, participando dos processos de avaliação institucional (anual e trienal). Trata-se de um Programa que vem demonstrando significativo crescimento acadêmico, tanto com relação à sua produção acadêmica, ao número de alunos, de doutores e pesquisadores que tem agregado ao longo da sua trajetória, como em relação ao reconhecimento que tem alcançado, nacional e regionalmente, perante a comunidade acadêmica, inclusive como sócio institucional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPEd e membro do Fórum de Programas de Pós-Graduação-FORPRED.

O PPGEduC possui reconhecida qualidade, ampliando-a anualmente, tanto na perspectiva da infra-estrutura acadêmica (corpo docente, produção acadêmica e publicações, parcerias institucionais, intercâmbios técnicos e acadêmicos, grupos de pesquisa, etc.) e normativa (legislação, normas, regimentos, etc.) como da infraestrutura física (instalações, equipamentos e material permanente) e orçamentária-financeira (suporte às suas atividades meio e finalísticas).

Desde sua concepção inicial o PPGEduC assume referências e postulados que possibilitam verticalizar sua Área de Concentração, através dos seguintes princípios: Democracia para a equidade social e a participação na formulação e avaliação de políticas públicas; Gestão social e local da intervenção educacional; Pluriculturalidade e multireferencialidade; Preservação da memória social e da educação; Dimensões experienciais da vida e da formação; A sustentabilidade na educação; A lógica hipertextual.
A trajetória histórica e o movimento de formação potencializado pelo PPGEduC tem contribuído para a consolidação da pesquisa e da pós-graduação na UNEB ao destacar a elevação da competência acadêmica, científica e profissional da área de educação no contexto institucional.