As linhas de pesquisa representam o instrumento de construção do conhecimento científico e de articulação dos trabalhos entre docentes e discentes, e de articulação entre a graduação e a pós-graduação. Visam alimentar o repertório curricular da graduação e da pós-graduação, além de permitir a intervenção política possibilitadora da Ética da coexistência entre as distintas alteridades civilizatórias e entre homem e natureza. Procura-se, desse modo, ampliar a relação entre os Departamentos e os campi da Universidade, considerando as populações locais vinculadas a distintos patrimônios civilizatórios, que são a referência fundamental para a dinâmica do Programa.

Constituem-se as seguintes linhas de pesquisa:

Linha de pesquisa (LPq) 1 – Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural

Aprofunda questões teórico-metodológicas postas pelos processos civilizatórios e seus impactos sobre as atividades e práticas educativas. Estuda os processos civilizatórios vinculados a formação do povo brasileiro, na negação de uma relação unívoca da escola e visão eurocêntrica de mundo. Trabalha a dimensão da memória como elemento constitutivo / construtor de identidades múltiplas, plurais e, no respeito a alteridade, busca a construção de uma ética de convivência, constituída tanto no interior da escola como fora dela.

 

Coordenação: Gilmário Moreira Brito

Vice-Coordenação: Lívia Alessandra Fialho da Costa

 

Docentes:
Gilmário Moreira Brito
Jaciete Barbosa dos Santos
Lívia Alessandra Fialho da Costa
Luciano Costa Santos
Marcos Luciano Lopes Messeder
Raphael Rodrigues Vieira Filho
Sueli Ribeiro Mota Souza

 

Linha de pesquisa (LPq) 2 – Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador

Estuda questões epistemológicas e teórico-metodológicas, historicamente situadas, com ênfase na formação do educador na contemporaneidade. Discute modos de organização dos distintos níveis e modalidades de ensino e suas interfaces com a profissão docente. Trata essas questões, na perspectiva de estudos nos campos da memória, histórias de vida, experiências, (inter)subjetividades, afetos, representações sociais, diversidades, práticas culturais de oralidade, leitura e escrita, bem como das infâncias, juventudes e adultez. Analisa a formação do educador implicado, investigativo e questionador de sua práxis educativas, na condição de sujeito que ressignifica o saber e o conhecimento, ancorados em epistemologias da formação do educador, articulando-as aos desafios políticos, sociais, culturais, éticos que emergem na contemporaneidade.

 

Coordenação: Liége Maria Sitja

Vice-Coordenação: Elizeu Clementino de Souza

 

Docentes:
Ana Paula Silva Conceição
Augusto César Rios Leiro
Elizeu Clementino de Souza
Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
Larissa Soares Ornellas Farias
Liége Maria Sitja
Maria de Lourdes Soares Ornellas Farias
Rosemary Lapa de Oliveira
Tânia Regina Dantas

Linha de pesquisa (LPq) 3 – Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável

Estuda a relação Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável como constructo teórico e como ferramenta para o enfrentamento das desigualdades sociais tendo como base o entendimento da importância das representações e herança sociocultural das comunidades que respaldam as ações de investigação presentes no observatório de educação de jovens e adultos, na educação profissional, nos movimentos sociais, educação ambiental, no turismo de base comunitária e suas territorialidades. Discute a formação dos profissionais que atuam na gestão da educação, do território e do lugar. Trabalha na estruturação de aportes epistemológicos com base nos estudos de indicadores educacionais e das medidas de regulação do sistema educacional de forma a analisar criticamente os fundamentos da Política Educacional tendo em vista a gestão social dos territórios e a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

 

Coordenação: Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque

Vice-Coordenação: Sérgio Henrique Conceição

 

Docentes:
Célia Tanajura Machado
Eduardo José Fernandes Nunes
Francisca de Paula Santos da Silva
Gabriela Sousa Rego Pimentel
Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque
Natanael Reis Bomfim
Sérgio Henrique Conceição

Linha de pesquisa (LPq) 4 – Educação, Currículo e Processos Tecnológicos

Compreende o Currículo como um processo originado nas diferentes formas de gerar e socializar conhecimento numa relação fundamental com a Epistemologia, implicados os seus efeitos e desdobramentos sociais, culturais, políticos, econômicos e educacionais; bem como, os Processos Tecnológicos enquanto processos criativos e transformativos de base material e imaterial, oriundos da condição humana nos termos da Tecnogênese. Nesta medida, assume a Educação como discurso (laço) não científico (démarche), como base na transmissão do saber, com pragmáticas específicas, dinâmicas, modos elaborativos próprios e literalidades.  Tais processos são geradores de produção de sentidos que implicam a relação fundamental e indispensável entre a Epistemologia e a Estética, bem como a Subjetividade e a Linguagem.

 

Coordenação: Mary Valda Souza Sales

Vice-Coordenação: Luiz Adolfo de Paiva Andrade

 

Docentes:
Alfredo Eurico Rodrigues Matta
Arnaud Soares de Lima Junior
Emanuel do Rosário Santos Nonato
Luiz Adolfo de Paiva Andrade
Mary Valda Souza Sales
Obdália Santana Ferraz Silva
Tânia Maria Hetkowski