Linhas

As linhas de pesquisa representam o instrumento de construção do conhecimento científico e de articulação dos trabalhos entre docentes e discentes, e de articulação entre a graduação e a pós-graduação. Visam alimentar o repertório curricular da graduação e da pós-graduação, além de permitir a intervenção política possibilitadora da Ética da coexistência entre as distintas alteridades civilizatórias e entre homem e natureza. Procura-se, desse modo, ampliar a relação entre os Departamentos e os campi da Universidade, considerando as populações locais vinculadas a distintos patrimônios civilizatórios, que são a referência fundamental para a dinâmica do Programa. Constituem-se as seguintes linhas de pesquisa:

Linha de pesquisa (Lpq) 1 – Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural
Aprofunda questões teórico-metodológicas postas pelos processos civilizatórios e seus impactos sobre as atividades e prá
ticas educativas. Estuda os processos civilizatórios vinculados a  formação do povo brasileiro, na negação de uma relação unívoca da escola e  visão eurocêntrica de mundo. Trabalha a dimensão da memória como elemento constitutivo / construtor de identidades múltiplas, plurais e, no respeito a  alteridade, busca a construção de uma ética de convivência, constituída tanto no interior da escola como fora dela. 

Coordenadores linha de pesquisa  1
Lívia Alessandra Fialho da Costa

São docentes desta linha:

  • Alfredo Eurico Rodrigues da Matta
  • Delcele Mascarenhas Queiroz
  • Elizabete Conceição Santana
  • Gilmá¡rio Moreira Brito
  • Jaci Maria Ferraz Menezes
  • Kátia Maria Santos Mota
  • Lívia Alessandra Fialho da Costa
  • Luciano Costa Santos
  • Luciene Maria da Silva
  • Marcos Luciano Lopes Messeder
  • Sueli Ribeiro Mota Souza

Grupos de Pesquisa vinculados a Linha de pesquisa (LPq) 1

Educação, Desigualdade  e Diversidade
Líder: Delcele Mascarenhas Queiroz

Estudos Sobre Inclusão e Sociedade
Lí­der -  Luciene Maria da Silva

Firmina – Pós-Colonialidade: Educação, História e ações Afirmativas
Líder – Wilson Roberto de Mattos

GRAFHO – Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral
Líderes  – Kátia Maria Santos Mota e Elizeu Clementino de Souza

Memória da Educação na Bahia
Lí­der – Jaci Maria Ferraz Menezes e Elizabete Conceição Santana

_________________________________________________________________

Linha de pesquisa (LPq) 2 – Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador
Estuda questões teórico-metodológicas historicamente situadas com foco na práxis pedagógica e na formação do educador na contemporaneidade. Discute aspectos epistemológicos sobre formação de professores em seus diferentes níveis e modalidades de ensino e se referencia nos objetos de estudo sobre memória, cotidiano, histórias de vida, afeto, representações sociais, estudo do lazer e as práticas culturais de leitura no contexto da formação docente. Analisa a formação do professor-pesquisador, questionador de sua práxis, autor que ressignifica seu saber e conhecimento, posto que expressa seu lugar e posição de professor-sujeito na compreensão e transformação do seu campo de atuação, em articulação com a construção de uma nova epistemologia da formação na contemporaneidade.

Coordenadores linha de pesquisa 2
Elizeu Clementino Souza
Maria de Lourdes Soares Ornellas

São docentes desta linha:

  • Augusto Cesar Rios Leiro
  • Elizeu Clementino Souza
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
  • Liana Gonçalves Pontes Sodré 
  • Maria de Lourdes Soares Ornellas Farias
  • Maria Olívia de Matos Oliveira
  • Sandra Regina Soares
  • Tânia Regina Dantas
  • Verbena Maria Rocha Cordeiro

Grupos de Pesquisa vinculados a Linha de pesquisa (LPq) 2

GRAFHO – Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral
Líderes –  Elizeu Clementino de Souza e Kátia Maria Santos Mota

DIVERSO – Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade
Líder – Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios

Desenvolvimento Social
Líder –  Liana Gonçalves Pontes Sodré

DUFOP “ Docência Universitária e Formação de Professores
Lí­der – Sandra Regina Soares

FECOM – Formação de Educadores, Comunicação e Memória
Líder – Augusto Cesar Rios Leiro

Literatura e Ensino: Tecendo Identidades, Imprimindo Leituras
Líder – Verbena Maria Rocha Cordeiro

GEPE(RS) – Grupo de Estudos em Psicanálise, Educação e Representação social
Líder – Maria de Lourdes Soares Ornellas Farias

Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais
Líder – Maria Olívia de Matos Oliveira

_________________________________________________________________

Linha de pesquisa (LPq) 3 – Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável
Estudo dos processos educativos e dos fenômenos implicados na relação educação-gestão-desenvolvimento, com ênfase nas problemáticas contemporâneas vivenciadas pelas diferentes comunidades e regiões. Analisa as características socioeconômicas, político-culturais e educacionais da realidade local/regional dos municípios sede da UNEB e seus entornos, buscando explicar as determinações do processo educativo na formulação e a avaliação de políticas públicas.

Coordenador linha de pesquisa  3
Natanael Reis Bomfim

São docentes desta linha:

  • Antonio Dias Nascimento
  • Avelar Luiz Bastos Mutim
  • Eduardo José Fernandes Nunes
  • Ivan Luiz Novaes
  • Francisca de Paula Santos da Silva
  • Nadia Hage Fialho
  • Natanael Reis Bomfim

Grupos de Pesquisa vinculados a Linha de pesquisa (LPq) 3

Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios
Líder – Avelar Luiz Bastos Mutim

Educação do Campo e Contemporaneidade
Lí­der – Antonio Dias Nascimento

Educação, Políticas Públicas e Tecnologias Sociais
Líder – Ronalda Barreto Silva

EduReg – Educação, Universidade e Região
Lí­deres – Nadia Hage Fialho e Avelar Luiz Bastos Mutim

Grupo de Pesquisa em Gestão Educacional e Formação de Gestores
Líder – Ivan Luiz Novaes

GIPRE – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Representações e Educação
Lí­der  Natanael Reis Bomfim

Teoria Social e Projeto Polí­tico-Pedagógico
Lí­der – Eduardo José Fernandes Nunes

_________________________________________________________________

Linha de pesquisa (LPq) 4 – Educação, Currículo e Processos Tecnológicos
Geração, difusão e aplicação de conhecimentos sobre as possibilidades de relação entre Educação, Currículo e Processos Tecnológicos, estes últimos considerados como princípios criativos e transformativos, reconhecendo no primado material e simbólico constituinte da condição humana a gênese das expressões tecnológicas, bem como dos potencias de mudanças qualitativas que representam para os processos educacionais e curriculares. Neste sentido, as TIC, segundo seu caráter proposicional e hipertextual, reinscrevem um modo de ser e pensar fundados na diferenças, na singularidade, na colaborações, na complexidade, no dinamismo, os quais são metáforas poderosas para geração de diferentes expressões educacionais e curriculares, numa abordagem crítica, não paradigmática, articuladas na relação complexa de diferentes e necessários registros: político-econômico; sócio-cultural-histórico e, sobretudo, subjetivo.

Coordenador linha de pesquisa  4

Mary Valda de Souza Sales

São docentes desta linha:

  • Arnaud Soares de Lima Junior
  • Lynn Rosalina Gama Alves
  • Mary Valda Souza Sales
  • Obdália Santana Ferraz Silva
  • Tânia Maria Hetkowski

Grupos de Pesquisa vinculados a Linha de pesquisa (LPq) 4

FORTeC – Grupo de Pesquisa – Formação, Tecnologia, Educação a Distância e Currí­culo
Líder – Mary Valda Souza Sales

CV – Comunidades Virtuais
Lí­der – Lynn Rosalina Gama Alves

GEOTEC – Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade
Líder – Tânia Maria Hetkowski

Tecnologias Inteligentes e Educação
Lí­deres –  Arnaud Soares de Lima Junior e Tânia Maria Hetkowski