Linhas

As linhas de pesquisa representam o instrumento de construção do conhecimento científico e de articulação dos trabalhos entre docentes e discentes, e de articulação entre a graduação e a pós-graduação. Visam alimentar o repertório curricular da graduação e da pós-graduação, além de permitir a intervenção política possibilitadora da Ética da coexistência entre as distintas alteridades civilizatórias e entre homem e natureza. Procura-se, desse modo, ampliar a relação entre os Departamentos e os campi da Universidade, considerando as populações locais vinculadas a distintos patrimônios civilizatórios, que são a referência fundamental para a dinâmica do Programa. Constituem-se as seguintes linhas de pesquisa:

Linha de pesquisa (Lpq) 1 – Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural

Coordenação:

Vice-Coordenação:

Gilmário Moreira Brito

Luciene Maria da Silva

Descrição:

Aprofunda questões teórico-metodológicas postas pelos processos civilizatórios e seus impactos sobre as atividades e práticas educativas. Estuda os processos civilizatórios vinculados a  formação do povo brasileiro, na negação de uma relação unívoca da escola e  visão eurocêntrica de mundo. Trabalha a dimensão da memória como elemento constitutivo / construtor de identidades múltiplas, plurais e, no respeito a  alteridade, busca a construção de uma ética de convivência, constituída tanto no interior da escola como fora dela.

Docentes:
  • Alfredo Eurico Rodrigues Matta
  • Claúdia Andrade Vieira
  • Delcele Mascarenhas Queiroz
  • Elizabete Santana (Colaboradora)
  • Gilmário Moreira Brito
  • Jaci Maria Ferraz Menezes
  • Lívia Alessandra Fialho da Costa Luciano Costa Santos
  • Luciene Maria da Silva
  • Marcos Luciano Lopes Messeder
  • Raphael Rodrigues Vieira Filho
  • Sueli Ribeiro Mota Souza

Linha de pesquisa (LPq) 2 – Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador

Coordenação:

Vice-Coordenação:

Elizeu Clementino de Souza

Liege Fornari Sitja

Descrição:

Estuda questões teórico-metodológicas historicamente situadas com foco na práxis pedagógica e na formação do educador na contemporaneidade. Discute aspectos epistemológicos sobre formação de professores em seus diferentes níveis e modalidades de ensino e se referencia nos objetos de estudo sobre memória, cotidiano, histórias de vida, afeto, representações sociais, estudo do lazer e as práticas culturais de leitura no contexto da formação docente. Analisa a formação do professor-pesquisador, questionador de sua práxis, autor que ressignifica seu saber e conhecimento, posto que expressa seu lugar e posição de professor-sujeito na compreensão e transformação do seu campo de atuação, em articulação com a construção de uma nova epistemologia da formação na contemporaneidade.

Docentes:
  • Augusto César Rios Leiro
  • Elizeu Clementino Souza
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
  • Liége Maria Sitja
  • Maria de Lourdes Soares O. Farias
  • Maria Olívia de Matos Oliveira (Colaboradora)
  • Rosemary Lapa de Oliveira
  • Sandra Regina Soares
  • Tânia Regina Dantas
  • Verbena Cordeiro Rocha (Colaboradora)
 

Linha de pesquisa (LPq) 3 – Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável

Coordenação:

Vice-Coordenação:

Avelar Luiz Bastos Mutim

Gabriela Sousa Rego Pimentel

Descrição: Estudo dos processos educativos e dos fenômenos implicados na relação educação-gestão-desenvolvimento, com ênfase nas problemáticas contemporâneas vivenciadas pelas diferentes comunidades e regiões. Analisa as características socioeconômicas, político-culturais e educacionais da realidade local/regional dos municípios sede da UNEB e seus entornos, buscando explicar as determinações do processo educativo na formulação e a avaliação de políticas públicas.
Docentes:
  • Antonio Dias (Colaborador)
  • Avelar Luiz Bastos Mutim
  • Eduardo José Fernandes Nunes
  • Francisca de Paula Santos da Silva
  • Gabriela Sousa Rego Pimentel
  • Ivan Luiz Novaes (Colaborador)
  • Nadia Hage Fialho
  • Natanael Reis Bomfim

Linha de pesquisa (LPq) 4 – Educação, Currículo e Processos Tecnológicos

Coordenação:

Vice-Coordenação:

Arnaud Soares Lima Júnior

Emanuel do Rosário Santos Nonato

Descrição: Geração, difusão e aplicação de conhecimentos sobre as possibilidades de relação entre Educação, Currículo e Processos Tecnológicos, estes últimos considerados como princípios criativos e transformativos, reconhecendo no primado material e simbólico constituinte da condição humana a gênese das expressões tecnológicas, bem como dos potencias de mudanças qualitativas que representam para os processos educacionais e curriculares. Neste sentido, as TIC, segundo seu caráter proposicional e hipertextual, reinscrevem um modo de ser e pensar fundados na diferenças, na singularidade, na colaborações, na complexidade, no dinamismo, os quais são metáforas poderosas para geração de diferentes expressões educacionais e curriculares, numa abordagem crítica, não paradigmática, articuladas na relação complexa de diferentes e necessários registros: político-econômico; sócio-cultural-histórico e, sobretudo, subjetivo.
Docentes:
  • Arnaud Soares de Lima Junior
  • Didíma Maria de Mello Andrade
  • Emanuel do Rosário Santos Nonato
  • Lynn Rosalina Gama Alves (Colaboradora)
  • Mary Valda Souza Sales
  • Obdália Santana Ferraz Silva
  • Tânia Maria Hetkowski