Linhas

As linhas de pesquisa representam o instrumento de construção do conhecimento científico e de articulação dos trabalhos entre docentes e discentes, e de articulação entre a graduação e a pós-graduação. Visam alimentar o repertório curricular da graduação e da pós-graduação, além de permitir a intervenção política possibilitadora da Ética da coexistência entre as distintas alteridades civilizatórias e entre homem e natureza. Procura-se, desse modo, ampliar a relação entre os Departamentos e os campi da Universidade, considerando as populações locais vinculadas a distintos patrimônios civilizatórios, que são a referência fundamental para a dinâmica do Programa. Constituem-se as seguintes linhas de pesquisa:

Linha de pesquisa (Lpq) 1 – Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural:

Coordenação:

 

Vice-Coordenação:

Marcos Luciano Messeder

 

Lívia Alessandra Fialho

 

Descrição:

Aprofunda questões teórico-metodológicas postas pelos processos civilizatórios e seus impactos sobre as atividades e práticas educativas. Estuda os processos civilizatórios vinculados a formação do povo brasileiro, na negação de uma relação unívoca da escola e visão eurocêntrica de mundo. Trabalha a dimensão da memória como elemento constitutivo / construtor de identidades múltiplas, plurais e, no respeito a alteridade, busca a construção de uma ética de convivência, constituída tanto no interior da escola como fora dela.

Docentes:
  • Claúdia Andrade Vieira
  • Delcele Mascarenhas Queiroz
  • Gilmário Moreira Brito
  • Jaci Maria Ferraz Menezes
  • Jaciete Barbosa dos Santos
  • Lívia Alessandra Fialho da Costa
  • Luciano Costa Santos
  • Luciene Maria da Silva
  • Marcos Luciano Lopes Messeder
  • Raphael Rodrigues Vieira Filho
  • Sueli Ribeiro Mota Souza

 Aposentados 

  • Elizabete Santana
  • Narcimária Correia do Patrocínio Luz
  • Ana Célia da Silva
  • Yara Dulce Bandeira de Ataíde

Linha de pesquisa (LPq) 2 – Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador

Coordenação:

 

Vice-Coordenação:

Elizeu Clementino de Souza

 

Maria de Lourdes Soares Ornellas Farias

Descrição:

Estuda questões epistemológicas e teórico-metodológicas, historicamente situadas, com ênfase na formação do educador na contemporaneidade. Discute modos de organização dos distintos níveis e modalidades de ensino e suas interfaces com a profissão docente. Trata essas questões, na perspectiva de estudos nos campos da memória, histórias de vida, experiências, (inter)subjetividades, afetos, representações sociais, diversidades, práticas culturais de oralidade, leitura e escrita, bem como das infâncias, juventudes e adultez. Analisa a formação do educador implicado, investigativo e questionador de sua práxis educativas, na condição de sujeito que ressignifica o saber e o conhecimento, ancorados em epistemologias da formação do educador, articulando-as aos desafios políticos, sociais, culturais, éticos que emergem na contemporaneidade.

Docentes:
  • Ana Paula Silva Conceição
  • Augusto César Rios Leiro
  • Elizeu Clementino Souza
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
  • Larissa Soares Ornellas
  • Liége Maria Sitja
  • Maria de Lourdes Soares O. Farias
  • Rosemary Lapa de Oliveira
  • Sandra Regina Soares
  • Tânia Regina Dantas
  • Verbena Cordeiro Rocha (Colaboradora)

Aposentados

  • Maria Olívia de Matos Oliveira
  • Cristina Maria D’Ávila Maheu
  • Jacques Julles Soneville
  • Kátia Maria Santos Mota
  • Liana Gonçalves Pontes Sodré
  • Maria Olivia de Matos Oliveira
 

Linha de pesquisa (LPq) 3 – Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável

Coordenação:

 

Vice-Coordenação:

Gabriela Sousa Rego Pimentel

 

Antonio Dias Nascimento

Descrição: Estuda a relação Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável como constructo teórico e como ferramenta para o enfrentamento das desigualdades sociais tendo como base o entendimento da importância das representações e herança sociocultural das comunidades que respaldam as ações de investigação presentes no observatório de educação de jovens e adultos, na educação profissional, nos movimentos sociais, educação ambiental, no turismo de base comunitária e suas territorialidades. Discute a formação dos profissionais que atuam na gestão da educação, do território e do lugar. Trabalha na estruturação de aportes epistemológicos com base nos estudos de indicadores educacionais e das medidas de regulação do sistema educacional de forma a analisar criticamente os fundamentos da Política Educacional tendo em vista a gestão social dos territórios e a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Docentes:
  • Antonio Dias Nascimento
  • Avelar Luiz Bastos Mutim
  • Eduardo José Fernandes Nunes
  • Francisca de Paula Santos da Silva
  • Gabriela Sousa Rego Pimentel
  • Natanael Reis Bomfim

Aposentados 

  • Maria José de Oliveira Palmeira
  • Nadia Hage Fialho

Linha de pesquisa (LPq) 4 – Educação, Currículo e Processos Tecnológicos

Coordenação:

 

Vice-Coordenação:

Emanuel do Rosário Santos Nonato

 

Descrição: Compreende o Currículo como um processo originado nas diferentes formas de gerar e socializar conhecimento numa relação fundamental com a Epistemologia, implicados os seus efeitos e desdobramentos sociais, culturais, políticos, econômicos e educacionais; bem como, os Processos Tecnológicos enquanto processos criativos e transformativos de base material e imaterial, oriundos da condição humana nos termos da Tecnogênese. Nesta medida, assume a Educação como discurso (laço) não científico (démarche), como base na transmissão do saber, com pragmáticas específicas, dinâmicas, modos elaborativos próprios e literalidades.  Tais processos são geradores de produção de sentidos que implicam a relação fundamental e indispensável entre a Epistemologia e a Estética, bem como a Subjetividade e a Linguagem.
Docentes:
  • Alfredo Eurico Rodrigues Matta
  • Arnaud Soares de Lima Junior
  • Emanuel do Rosário Santos Nonato
  • Luiz Adolfo Andrade
  • Mary Valda Souza Sales
  • Obdália Santana Ferraz Silva
  • Tânia Maria Hetkowski

Aposentados

  • Lynn Rosalina Gama Alves