Estrutura Acadêmica / Curricular

Estrutura Acadêmica / Curricular

O Currículo do PPGEduC  (Mestrado e Doutorado) está composto por um conjunto de disciplinas obrigatórias do Curso, disciplinas obrigatórias das Linhas de Pesquisa, disciplinas optativas, atividades obrigatórias de pesquisa e outras atividades acadêmicas (seminários, produção de textos, artigos, organização e participação em eventos, etc.). A oferta de disciplinas a cargo das Linhas de Pesquisa pode variar nos semestres letivos, em razão dos trabalhos de pesquisa em andamento e dos intercâmbios acadêmicos estabelecidos pelo Programa.

MESTRADO

O currículo do Mestrado é formado por disciplinas obrigatórias, que integram o tronco comum, por disciplinas associadas  as Linha de Pesquisa, disciplinas optativas, além das atividades obrigatórias de pesquisa e de docência.

Disciplinas obrigatórias / tronco comum:
a) Bases Filosóficas da Contemporaneidade;
b) Educação e Contemporaneidade;
c) Pesquisa em Educação.

Disciplinas/LPq 1 – Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural:
a) Educação e Pluralidade Cultural;
b) Educação, História e Memória Social;
c) Educação e Desigualdade.

Disciplinas/LPq 2 – Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador
a) Formação do Educador;
b) Educação, Pesquisa e Práxis Pedagógica
c) Educação e Subjetividade e Formação.

Disciplinas/LPq 3 – Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável:
a) Política Educacional Brasileira;
b) Educação e Desenvolvimento Local Sustentável;
c) Planejamento, Gestão e Avaliação da Educação.

Disciplinas/LPq 4 – Educação, Currículo e Processos Tecnológicos
a) Educação, Currículo e Processos Tecnológicos;
b) Políticas Públicas de Educação e TIC.

Disciplinas optativas

Tópicos Especiais em Educação

Atividades obrigatórias de pesquisa

Estudos Orientados
Tirocínio Docente Orientado
Seminários Orientados de Pesquisa
Fórum de Pesquisa
Dissertação

A integralização curricular do mestrado dar-se-á mediante cumprimento de 39 (trinta e nove) créditos correspondentes a 855 (oitocentas e cinquenta e cinco) h/a, assim distribuídas:

12 (doze) créditos teóricos nas disciplinas obrigatórias;

6 (seis) créditos teóricos nas disciplinas específicas de Linhas de Pesquisa;

3 (três) créditos teóricos em disciplina optativa;

3 (três) créditos atividade em Estudos Orientados;

2 (dois) créditos atividade em Tirocínio Docente;

3 (três) créditos atividade em Fórum de Pesquisa em Educação;

10 créditos atividade em Dissertação.

DOUTORADO

O doutorado aprofunda, na sua estrutura lógico-conceitual, as concepções que tomam como eixo condutor a relação entre Educação e Contemporaneidade, expressa no conjunto de atividades componentes de cada nível de formação, e o respeito à especificidade de cada um assim como a pertinência com o perfil da formação correspondente.
A estrutura curricular do doutorado agrega disciplinas obrigatórias e atividades obrigatórias de pesquisa, na perspectiva didática de aprofundamento conceitual das categorias analíticas e referências teórico-metodológicas presentes na relação Educação e Contemporaneidade, adequadas à formação do pesquisador-doutor, com creditação própria.

Disciplinas obrigatórias

Estudos Avançados de Educação e Contemporaneidade.
Seminário de Formação Teórico – Metodológica I.
Seminário de Formação Teórico – Metodológica II.

Atividades obrigatórias

Pesquisa Orientada
Fórum Pesquisa em Educação
Estudo Individual Orientado
Seminário Educação e Contemporaneidade
Disciplina Optativa
Produção Científica (participação em eventos e publicações)
Tese

A integralização curricular para a formação em nível de doutorado, dar-se-á num período máximo de 4 (quatro) anos e corresponde ao total geral de 49 (quarenta e nove) créditos e 1.275 (hum mil duzentas e setenta e cinco) horas-aula, conforme detalhamento:

15 (quinze) créditos de disciplinas obrigatórias;

14 (quatorze) créditos de atividades obrigatórias;

20 (vinte) créditos de Tese defendida e aprovada;

As atividades de orientação observam a disponibilidade dos docentes, os quais indicam o número máximo de orientandos que podem acompanhar, com relação a cada ano/turma: a indicação refere-se até quantos orientandos um professor-orientador poderá assumir. Tal disponibilidade observa a situação docente com relação à  carga-horária dedicada a orientações em curso (iniciação científica, graduação, especialização, mestrado, doutorado), pesquisa, docência, gestão, etc., conforme recomendações da Área de Educação e das Portaria 001 e 002 da CAPES.