Professores Permanentes

Alfredo Eurico Rodrigues Matta
PROFESSOR TITULAR

Pesquisador do CNPQ, DT2, Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Salvador (1990), graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1988), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia/ Université Laval (Canadá) (2001). Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Educação a Distância e Comunidades de Aprendizagem Internacionais em Língua Portuguesa, apoiado pelo CNPQ (2006). Atualmente trabalha na Universidade do Estado da Bahia.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa :Tecnologias Educacionais em Rede e Pluriculturalidade

Áreas de interesse :Sistemas de Informação, Métodos e Técnicas de Ensino, Tecnologia Educacional, História Regional do Brasil, Educação à Distância.

E-mailLattes
Antonio Dias Nascimento
PROFESSOR TITULAR

Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1970), Bacharel em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (1977), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1985), Doutor em Sociologia com ênfase em Educação Popular pela – The University of Liverpool (1993),Inglaterra . Pós-doutor em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas e atuante junto ao Curso de Comunicação Social e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade do Departamento de Educação,do Campus I, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e contemporaneidade, comunicação, movimentos sociais, desenvolvimento sustentável, educação e movimentos sociais, educação do campo, sociologia da Educação Musical.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa :Educação, Gestão e Desenvolvimento Sustentável

Áreas de interesse :Educação, Comunicação, Sociologia, Filosofia, Educação Musical.

E-mailLattes
Arnaud Soares de Lima Junior
PROFESSOR TITULAR

raduação em Lic. Plena em Pedagogia – UFPB. Mestrado e Doutorado em Educação, pela UFBA. Pós-Doutorado pela UFPB. Professor Titular Pleno da UNED, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (Mestrado e Doutorado) – PPGEduC/ UNEB, do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Mestrado Profissional) – GESTEC/UNEB, período de 2010 a 2014, líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação – TECINTED/ CNPq, Coordenador da Linha de Pesquisa “Educação, Currículo e Processos Tecnológicos” (PPGEduC), Foi Coordenador Coordenador da Área de Processos Tecnológicos e Redes Sociais (GESTEC), período de 2010 a 2013. Psicanalista do Instituto Freudiano de Orientação Lacania (IFOL) – BA/SE.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa :Educação, Currículo e Processos Tecnológicos" (PPGEduC).

Grupo de pesquisa :Tecnologias Inteligentes e Educação - TECINTED/ CNPq.

Áreas de interesse :Educação, Epistemologia, Estética, Currículo, Linguagem, Psicanálise.

E-mailLattes
Augusto Cesar Rios Leiro
PROFESSOR TITULAR

É doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) / Universidade de Lisboa, mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia e licenciado em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Possui formação em radialismo pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) e em Administração Esportiva pela UCSal. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB e é Coordenador da Linha de Pesquisa – Educação, Cultura Corporal e Lazer da FACED/UFBA. Professor adjunto do PPGE da UFBA e professor titular do PPGEduC da UNEB.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa :Educação, Cultura Corporal e Lazer, Educação, Práxis Pedagógicas e Formação do Educador,

Áreas de interesse :Educação Física, Educação Superior, Tópicos Específicos de Educação, Sociologia da vida Cotidiana, Educação e juventude, Internacionalização da Educação.

E-mailLattes
Avelar Luiz Bastos Mutim
PROFESSOR TITULAR

Possui Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade do Estado da Bahia (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000). Professor Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade /PPGEduC (Mestrado e Doutorado) e o Programa de Pós-Graduação Stritu Sensu em Gestão e Tecnologia aplicadas à Educação /GESTEC (Mestrado Profissional).

Linha de pesquisa :Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável, Trabalho, Educação Profissional e Desenvolvimento Local Sustentável - PROET - Convênio UNEB/SUPROF-SEC/Ba.

Áreas de interesse :Educação Ambiental, Gestão Social dos Territórios, Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável.

Lattes
Claudia Andrade Vieira
PROFESSORA TITULAR

Possui graduação em História na Universidade Católica do Salvador – UCSAL (1997), mestrado em História Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2002) e o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo – PPGNEIM/UFBA (2010-2013). Atualmente é Professora Adjunta do eixo Produção Científica no Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus I; da disciplina Educação, História e Memória Social do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGeduc) na mesma instituição; Professora da disciplina Pedagogias feministas e epistemologias descolonizadoras do Curso de Pós-Graduação em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidades na Formação de Educadoras/es; Coordenadora de Tutoria do Curso de Licenciatura em Geografia, na modalidade EAD, da Unidade Acadêmica de Educação à Distância – UNEAD.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa :História das Mulheres, Gênero e Feminismos.

Áreas de interesse :Teoria e Metodologia da História, Metodologia e Técnica da Pesquisa, Estudos de Gênero, Feminismos e História das Mulheres.

Lattes
Delcele Mascarenhas Queiroz
PROFESSORA TITULAR

Possui graduação em Pedagogia (1974), mestrado em Educação (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001). E professora titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação Desigualdade e Diversidade. Integra o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP/INEP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: negro, ações afirmativas, raça, acesso de negro ao ensino superior e cotas.

Grupo de pesquisa :Educação Desigualdade e Diversidade.

Áreas de interesse :Fundamentos da Educação, Sociologia da Educação.

Lattes
Didima Maria de Mello Andrade
PROFESSORA TITULAR

Professora permanente UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA /PPGEDUC,programa de Mestrado e Doutorado, professora adjunto B da Universidade do Estado da Bahia Doutora em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Mestre em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Especialista em Psicopedagogia e em Supervisão Escolar Pedagoga. Atualmente é Coordenadora do Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED) MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA Epistemologia, Estética, Linguagem e Subjetividade – EELIS e Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Currículo Lattes

Linha de pesquisa :Educação, Currículo e Tecnológicos.

Grupo de pesquisa :Tecnologias Inteligentes e Educação.

Áreas de interesse :Educação, Planejamento Educacional, Métodos e Técnicas de Ensino, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, Avaliação da Aprendizagem, Educação de Adultos.

Lattes
Eduardo José Fernandes Nunes
PROFESSOR TITULAR

Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Departamento de Educação). Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade/UNEB. Llíder do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico. Atua na área de Sociologia e Análise Geográfica Regional, com ênfase em Sociologia e Geografia da Educação, Educação e Território, Desenvolvimento Local Sustentável, Sociologia Urbana e Educação Ambiental. Coordenador do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Territtório do Sisal (UNEB/CAPES). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1981), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1989) e doutorado em Análise Geográfica Regional pela Universidade de Barcelona (2003).

Linha de pesquisa :Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável

Grupo de pesquisa :Teoria Social e Projeto Político Pedagógico.

Áreas de interesse :Sociologia da educação, Sociologia Urbana, Análise Regional, Educação em Periferias Urbanas, Planejamento Urbano e Regional, Estudos sócio-ambientais.

Lattes
Elizabete Conceição Santana
PROFESSORA TITULAR

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1963), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1976) e doutorado em Educación Moral y Democracia pela Universidade de Barcelona (2007). Professor titular aposentado da Universidade do Estado da Bahia, atuando atualmente como professor colaborador do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE- UNEB e professor permanente do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO da mesma universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, currículo, escola primária, gestão da educação e avaliação de planos,projetos e programas.

Linha de pesquisa :Formação de professores, Avaliação de projetos de educação, Avaliação institucional, Avaliação institucional, Formação de Professores e historia da escolarização.

Áreas de interesse :Currículo, Planejamento e gestão da Educação, Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação e História da educação.

Lattes
Elizeu Clementino de Souza
PROFESSOR TITULAR

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C – CA ED/CNPq. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1989), Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Católica do Salvador (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995), Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/Universidade de Lisboa e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004), Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2012).

Currículo Lattes

Linha de pesquisa :Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador.

Áreas de interesse :Fundamentos da Educação, Didática e Prática de Ensino, Gestão e Assessoria do Trabalho Pedagógico, Planejamento e Avaliação Educacional.

Lattes
Emanuel do Rosário Santos Nonato
PROFESSOR TITULAR

Possui graduação em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade Católica do Salvador (1997), Especialização em Literatura pela Universidade Católica do Salvador, Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006) e Doutorado em Difusão do Conhecimento pelo Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação I, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), vice-coordenador da LPq 4 – Educação, Currículo e Processos Tecnológicos do PPGEduC/UNEB, vice-líder do grupo de pesquisa FORTEC e Coordenador do Núcleo de Extensão e Assuntos Estudantis da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Currículo Lattes

Linha de pesquisa :Hiper leitura, Educação a Distância, Educação e Tecnologia, Educação, Currículo e Processos Tecnológicos,

Grupo de pesquisa :Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo - ForTEC

Áreas de interesse :Educação e Novas Tecnologias, Hipertexto, Hiper leitura, Educação a Distância, Lingüística Aplicada, Língua Inglesa.

Lattes
Francisca de Paula Santos da Silva
PROFESSORA TITULAR

Francisca de Paula, pós-doutora e doutora em Educação, pela Universidade de Coimbra (2006) e Universidade Federal da Bahia (2005); mestre em Administração, pela Universidade Federal da Bahia (1997); especialista em Administração, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993); bacharel em Administração, pela Universidade Católica do Salvador (1990), e em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia (1988).

Currículo Lattes

Linha de pesquisa :Gestão Social do Conhecimento

Áreas de interesse :Administração, Turismo, Educação.

Latttes
Gabriela Sousa Rego Pimentel
PROFESSORA TITULAR

Doutora em Educação, pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Mestre em Educação (UCB). Especialista em Gestão de Sistemas Educacionais, pela PUC/MG; Administração Geral, Marketing e Recursos Humanos, pela UNYAHNA; e Planejamento e Gestão de Cursos de Educação à Distância, pela UNEB. Graduada em Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do grupo de pesquisa: EDUCATIO – Políticas Públicas e Gestão da Educação. Professora Adjunta e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia. Ministra palestras, conferências e cursos para profissionais de Prefeituras e outras instituições de ensino. É autora de diversos artigos na área de educação. Já atuou e/ou atua, como Professora, Coordenadora e Gestora, tanto na esfera pública quanto na rede particular.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa :Políticas Públicas de Educação e Gestão de Sistemas Educacionais, Políticas Públicas e Educação: dos fundamentos às relações sócio-política-econômicas, gestão,financiamento, avaliação e controle social democrático.

Grupo de pesquisa :EDUCATIO - Políticas Públicas e Gestão da Educação.

Áreas de interesse :Educação, Políticas Públicas, Administração de Sistemas Educacionais, Administração, Ciência da Informação, Educação a Distancia.

Lattes
Gilmário Moreira Brito
PROFESSOR TITULAR

Possui graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1981), especialização em Educação pela OEA, FACED, UFBa, (1984) mestrado em História do Brasil (1997) e doutorado em História Social (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor das Universidades Estaduais Baianas – UESB e UEFS -, lecionou na graduação e pós-graduação, desenvolveu projetos, pesquisas e orientações sobre movimentos religiosos, culturas, linguagens, leituras, história oral e memórias do período republicano.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa :Desenvolvimento Regional, Cultura popular, Movimentos Sociais, Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural, Histórias de poetas e de leitores de folhetos de cordel, Estudos Orientados,

Grupo de pesquisa :Educação, história, culturas de linguagens.

Áreas de interesse :Educação, História, Culturas e linguagens, História da Educação, Educação Memória e História, História Oral, História do Brasil República.

Lattes
Ivan Luiz Novaes
PROFESSOR TITULAR

Doutorado em Educação (PhD) – Université de Sherbrooke – Canadá, mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e licenciatura em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador. Realizou estudos de pós-doutoramento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFGRS. Foi coordenador fundador e, atualmente, professor do Programa de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação. Professor do Programa de pós-graduação Educação e Contemporaneidade, ambos vinculados ao Departamento de Educação Campus I da Universidade do Estado da Bahia – Uneb. Coordenador do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores – NUGEF, com cadastro no CNPQ.

Linha de pesquisa :Educação, Gestão e Desenvolvimento Sustentável

Grupo de pesquisa :Gestão Educacional e Formação de Gestores

Áreas de interesse :Gestão Escolar e Universitária, Planejamento e Avaliação Institucional, Administração de Sistemas Educacionais, Política Educacional.

Lattes
Jaci Maria Ferraz de Menezes
PROFESSORA TITULAR

aci Maria Ferraz de Menezes ? [UNEB] Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia – UNEB Licenciada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar e em professor para o Magistério de Segundo grau, com habilitação em ensino de Sociologia da Educação pela Universidade Federal da Bahia (1972); Especialista em Educação pela Mesma FACED UFBa (1990). Doutorada em Ciencias de La Educación pela Universidade Católica de Córdoba (1997), como bolsista da Organização dos Estados Americanos – OEA.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa :Processos Civilizatórios, Educação, Memória e Pluralidade Cultural

Grupo de pesquisa :Memória da Educação na Bahia, coordenou o PQI - CAPES 2002-2007.

Áreas de interesse :História da Educação, Planejamento e Gestão da Educação, Educação e Movimentos Sociais, Indicadores Sociais Para o Planejamento, Educação e desigualdades sociais, Educação Ambiental.

Lattes
Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
PROFESSOR TITULAR

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1995), Especialista em Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec (2002),Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e Pós- Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2013). É Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Educação – Campus I.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa :Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador, Formação, linguagens e identidades.

Grupo de pesquisa :Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica.

Áreas de interesse :Educação, formação docente, pesquisa em educação.

Lattes
Kátia Maria Santos Mota
PROFESSOR TITULAR

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1972), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (1984) e doutorado em Estudos Luso Brasileiros – Brown University (1999). Atualmente é professora Titular do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia e atua na pós-graduação em Educação e Contemporaneidade; é aposentada da Universidade Federal da Bahia. Sua produção científica circula nas áreas de: Educação lingüística, língua e identidade, bilinguismo e comunidades imigrantes, letramentos e aprendizagens de idosos, pesquisa (auto)biográfica, memoriais acadêmicos.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa :Processos Civilizatórios, Educação, Memória e Pluralidade Cultural.

Áreas de interesse :Ensino Língua Materna e Línguas Estrangeiras, Diversidade Lingüística e Ensino Fundamental, Educação Bilíngüe, Educação Intercultural, Sociolingüística e Educação, Educação de Jovens e Adultos.

Lattes
Liana Gonçalves Pontes Sodré
PROFESSOR TITULAR

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1973), Curso de Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1974), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1982), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, criança, desenvolvimento infantil, formação do professor e brincar. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ, intitulado de Desenvolvimento Social, com especial destaque para o subgrupo de Desenvolvimento Infantil.

Linha de pesquisa :Desenvolvimento Social, Educação, Tecnologias Intelectuais e Formação do Educador, Desenvolvimento Infantil.

Grupo de pesquisa :Intitulado de Desenvolvimento Social, com especial destaque para o subgrupo de Desenvolvimento Infantil.

Áreas de interesse :Desenvolvimento Infantil, Desenvolvimento Social, Indicadores de Desenvolvimento Infantil, Específicos de Educação.

Lattes
Liege Maria Sitja Fornari
PROFESSORA TITULAR

Graduada em História. Possui Especialização em Filosofia Contemporânea. Possui Especialização em História do Brasil. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia- UNEB e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduc- UNEB. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, memória, experiência, subjetividade, práticas formativas, formação humana, processos formativos e elaboração de artigo.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa :Docência Universitária a Formação do Educador

Áreas de interesse :Educação, Ensino-Aprendizagem, formação docente, didática do ensino de ciências sociais, didática do ensino de História.

Lattes
Lívia Alessandra Fialho da Costa
PROFESSORA TITULAR

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Antropologia Social e Etnologia – École des Hautes Études en Sciences Sociales (1997) e doutorado em Antropologia Social e Etnologia – École des Hautes Études en Sciences Sociales (2002). Pós-doutorado na Université Paris 13 (2013/CNPq). Atualmente é professora Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Linha de pesquisa :Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural, Família e Sociedade,

Áreas de interesse :Educação, Antropologia, Sociologia.

 
Lattes
Luciano Costa Santos
PROFESSOR TITULAR

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1990), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), com estágio doutoral no Institut Catholique de Paris-Université de Poitiers (2005). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC); e Professor Visitante na Pós-Graduação em Filosofia Contemporânea da Universidade Católica de Salvador (UCSAL).

Grupo de pesquisa :Filosofia Moderna e Contemporânea da UFBA.

Áreas de interesse :Filosofia Contemporânea, Fenomenologia, Ética, Filosofia da Cultura, Pensamento Cristão, Filosofia Latinoamericana.

 
Lattes
Luciene Maria da Silva
PROFESSOR TITULAR

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (1990) e doutorado em Educação: História Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP(2004). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado da Bahia atuando na graduação e e no Programa de Pós- Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC).

Linha de pesquisa :Deficiência e sociedade.

Áreas de interesse :Educação, Educação Especial, Metodologia da Pesquisa, Especialidade: Filosofia da Educação, Produção Científica.

Lattes
Lynn Rosalina Gama Alves
PROFESSOR TITULAR

 

Lynn Rosalina Gama Alves, atualmente Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq – Nível 2, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O Pós-doutorado foi na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Atualmente é professora e pesquisadora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência – IHAC – UFBA. Tem experiência na área de Educação e Jogos Digitais, realizando investigações sobre Cultura digital e suas interfaces, especialmente sobre os seguintes temas: jogos eletrônicos, interatividade, mobilidade e educação.

Linha de pesquisa :Mobilidade e educação, Jogos Eletrônicos e funções executivas, Cultura digital, Comunidades Virtuais, Desenvolvimento de Jogos Digitais / Jogos Digitais e Aprendizagem Cultura Digital e Espaços de Aprendizagem.

Áreas de interesse :Jogos Eletrônicos, Comunidade de Aprendizagem, Psicologia da Educação, Tecnologias Intelectuais e Cognição, Adolescentes.

 
Lattes
Marcos Luciano Lopes Messeder
PROFESSOR TITULAR

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Sociologia e Antropologia – Université Lumière Lyon 2 (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e pesquisador associado do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia e do Programa de Pesquisa sobre Povos Indígenas no Nordeste (PINEB/UFBA). Sócio e membro da diretoria da Associação Nacional de Ação Indigenista – ANAÍ-BA e sócio efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Linha de pesquisa :Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural.

Áreas de interesse :Antropologia, Etnologia Indígena, Educação, Etnopsiquiatria.

Lattes
Maria de Lourdes Soares Ornellas Farias
PROFESSOR TITULAR

Graduada em Pedagogia e Psicologia com Licenciatura e Bacharelado pela Universidade do Estado da Bahia (UFBA), mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Psicanalista. Professora titular da Universidade do Estado da Bahia e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Educação e Representação Social – GEPPE-rs -, do PPGEduC, na UNEB, que abriga duas linhas de pesquisa: Psicanálise e Educação e Educação e Representação Social.

Linha de pesquisa :Educação e Representação Social, Psicanálise e Educação, Analise de Discurso, Pesquisa Internacional em Representação Social.

Grupo de pesquisa :Grupo de Estudos e Pesquisa de Representações Sociais em Educação da PUC/SP .

Áreas de interesse :Psicologia, Educação.

Lattes
Maria Olivia de Matos Oliveira
PROFESSORA TITULAR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1982) e Mestrado em Calidad Educativa pela Universidade Autónoma de Barcelona (2001). Doutorado em Calidad y Procesos de Innovación Educativa – Universidad Autonoma de Barcelona (2003). Pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2012).

Linha de pesquisa :Movimentos Sociais e Educação, Linha PGEDUC Formação Docente, Currículo eTecnologias Inteligentes, Sociedade em Rede, Pluriculturalidade e Conteúdos Digitais Educacionais.

Grupo de pesquisa :Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais.

Áreas de interesse :Educação online; Mídia; Formação de professores; Educação de Jovens e Adultos.

Lattes
Mary Valda Souza Sales
PROFESSOR TITULAR

Doutora em Educação – FACED/UFBA, Mestre em Educação e Contemporaneidade – UNEB, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Supervisão Escolar/Empresarial – FEBA, Licenciada em Pedagogia pela UCSAL. É pesquisadora nas áreas de educação a distância, currículo, formação de professores, tecnologia da informação e comunicação, mediação e autoria, com ênfase nas abordagens metodológicas.

Linha de pesquisa :Educação, Currículo e Processos Tecnológicos, Formação, Tecnologia, Educação a Distância e Currículo - ForTEC.

Grupo de pesquisa :Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC).

Áreas de interesse :Educação, Formação de Professores e Docência, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação a Distância e Mídias.

Lattes
Nadia Hage Fialho

Pós-Doutora em Educação, Professora Titular Plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC) e Programa Educação e Contemporaneidade. Doutorado em Educação (UFBA, 2000); Tese de doutorado premiada 1º lugar pelo Conselho de Reitores do Brasil (CRUB). Bolsista Pós-Doutorado (UFRN, 2012-2014) e Pós-Doutorado Especial/Fapesb (UFSB, 2013-2014). Mestrado em Educação (UFBA, 1988), Especialização em Psicologia Clínica (UCMG, 1980) e em Psicologia Clínica (UNAM-México, 1982). Licenciatura em Psicologia (UFBA, 1975) e Formação de Psicólogo (UFBA, 1976).

Linha de pesquisa :Gestão da Educação e Formação de Gestores-GESTEC, Educação, gestão e desenvolvimento sustentável-PPGEduC.

Áreas de interesse :Gestão Universitária, Gestão de redes e sistemas de ensino, Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, Formação do Educador.

Natanael Reis Bomfim

Pós-Doutor em Educação Geográfica pela Universidade de Paris I, Sorbonne, Doutor em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal ? UQAM; Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; Especialista em Geografia Física pela Universidade do Oeste do Paraná ? UNICENTRO;Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, atuando como Coordenador e Professor do Curso de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade.

Linha de pesquisa :Educação, Processos Tecnológicos e Redes Sociais, Representações Socioespaciais, Ensino e Aprendizagens Significativas, Educação, Gestão e Desenvolvimento Local, Representações Socioespaciais, Educação e Sociedades Sustentáveis, Representações Sociais, Território e Turismo Pedagógico, Representações Sociais e a Organização do Espaço Escolar.

Áreas de interesse :Educação, Ensino de Geografia, Cultura e Turismo.

Obdália Santana Ferraz Silva

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1992), graduação em Licenciatura Plena em Letras: Habil. Port./Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (2002); Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (1997); Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006).

Linha de pesquisa :Educação, Currículo e Processos Tecnológicos.

Grupo de pesquisa :Estudo e Pesquisa em Multiletramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET).

Áreas de interesse :Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Texto, Educação e Tecnologia, Análise de Discurso da linha Francesa, Formação docente, Multiletramentos e Tecnologias digitais.

Raphael Rodrigues Vieira Filho

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Realizou Pós-Doutorado em pesquisa na Università degli Studi di Padova. Atualmente é do Conselho de Consultores da Revista Espaço Acadêmico e da Revista Urutágua.

Linha de pesquisa :História e cultura, História dos Afro-Brasileiros, História da Bahia, História do Brasil, História e Sertão, Material Didático E Memória, História do Carnaval, Cultura Popular, Afro-Brasileiros.

Áreas de interesse :História Regional do Brasil, História da Bahia, Metodologia de Pesquisa Em História, Métodos e Técnicas de Ensino, História do Brasil

Rosemary Lapa de Oliveira

Doutora em Educação e Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gramática e Texto pela Universidade Salvador. Licenciada em Letras Vernáculas com Inglês e Literaturas pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente sou professora Adjunta DE do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, coordenando a pesquisa LEITURA NA ESCOLA.

Linha de pesquisa :Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador, Leitura na Escola, Linguagens, Literatura e expressões simbólicas na infância, Formação De Professores E Políticas Públicas.

Grupo de pesquisa :Formacceinfnacia, Linguagens e EJA - DEDC I- UNEB e GPLET (PPGEDUC).

Áreas de interesse :Letras, Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras Modernas, Línguas Estrangeiras Modernas, Lingüística, Lingüística Aplicada, Educação.

Sandra Regina Soares

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1980). Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996). Doutorado em Educaçao pela Université de Sherbrooke – Quebec- Canada (2004). Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS (2009). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia lecionando no Departamento de Educação na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade. Pesquisadora na área de formação de professor, pedagogia universitária e representações sociais.

Linha de pesquisa :Docência universitária e formação de professores

Áreas de interesse :Pedagogia universitária, formação de educadores, Ensino-Aprendizagem.

Sueli Ribeiro Mota Souza

Pós-Doutorado na Università degli Studi di Firenze, Sueli Ribeiro Mota Souza – Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (2000) Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1997), professora/pesquisadora Titular da Universidade do Estado da Bahia- UNEB.

Linha de pesquisa :Educação; a ressurgência do sagrado; a emergência da alteridade e desigualdades sociais.

Grupo de pesquisa :Educação Desigualdade e Diversidade e Pesquisa sobre Pensamento e Contemporaneidade.

Áreas de interesse :Sociologia, Antropologia.

Tânia Maria Hetkowski

taniah@uneb.br
Pós-Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA), Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI/RS), Especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/SC). É Professora Titular A da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA).

Linha de pesquisa :Processos Tecnológicos e Redes Sociais, Educação, Currículo e Processos Tecnológicos.

Grupo de pesquisa :Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC).

Áreas de interesse :Educação, Geotecnologias e Jogos Digitais, Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Tânia Regina Dantas

Professora Titular B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutorado em Educação pela Universidad Autonóma de Barcelona (UAB) – Espanha, em 2009, Mestrado em Ciências da Educação pela Université de Paris VIII – França (1981), Mestrado em Didática e Organização Escolar pela UAB- Espanha (2004), Diploma de Estudos Avançados (2004) e Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Especialista em Planejamento de Recursos Humanos pela Universidade de Paris I- IEDES. Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1972).

Linha de pesquisa :Formação. Autobiografia e Políticas Públicas, Formação de Professores, Políticas Públicas em Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Políticas Públicas em educação de jovens e adultos.

Grupo de pesquisa :Formação, Autobiografia e Políticas Públicas

Áreas de interesse :Educação, Planejamento Educacional, Educação de Adultos, Filosofia, Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.

Verbena Maria Rocha Cordeiro

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1967), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1985), doutorado em Teoria da Literatura pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e pós-doutorado também pela PUCRS (2009). Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia; membro de corpo editorial da Revista Letronica – PPGL-PUCRS; membro de corpo editorial da Revista Biograph.

Linha de pesquisa :Leitura, Literatura e Identidade, Abordagem (auto) biográfica, formação de professores e de leitores, Estudo Preliminar sobre Analfabetismo na Administração Pública Estadual.

Grupo de pesquisa :Literatura e ensino: tecendo identidades, imprimindo leituras?

Áreas de interesse :Letras, Literatura, Leitura, Histórias de Vida e Formação.


Professores Colaboradores