O PPGEduC tem por finalidade a produção de conhecimentos na Área de Concentração Educação e Contemporaneidade, considerado o nível de formação (especialização, mestrado e doutorado). A organização e a vida acadêmica do PPGEduC preservam o significado sociocultural e crítico do processo educativo e o caráter multirreferencial, pluricultural e interdisciplinar do referido processo, e são estruturadas por Linhas de Pesquisa, as quais expressam as temáticas-objeto que constituem o seu eixo-formativo – disciplinas, pesquisas, dissertações / teses e publicações.

O Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade tem como objetivo geral:

– Formar profissionais para intervir em realidades educacionais nas diversas regiões do Estado da Bahia, em especial, e em outras regiões marcadas pela pobreza, pela desigualdade social e pelos desequilíbrios regionais, visando à preservação dos recursos naturais, do patrimônio cultural e do desenvolvimento humano, com o concurso da cultura, da ciência e da tecnologia, na perspectiva do desenvolvimento sustentável e qualificação da educação.

Para alcance do objetivo geral, o Programa apresenta como objetivos específicos:  

I) Contribuir para a elevação da competência acadêmica, científica e profissional da área de educação daqueles que atuam nas universidades, nos institutos federais, nas redes de ensino básico, nas organizações não-governamentais e em outras modalidades organizacionais da sociedade civil, nos contextos sociais e comunitários de aprendizagem e de produção de conhecimento, para o desenvolvimento sustentável e social das comunidades em seu entorno social;

II) Fomentar, nos Grupos de Pesquisa, a articulação entre os processos formativos desenvolvidos no ensino de graduação, nos cursos lato-sensu, nas atividades extensionistas da Uneb com a ambiência acadêmica da pós-graduação stricto sensu, a partir do cotidiano com os professores e pesquisadores integrantes do PPGEduC/Uneb;

III) Proporcionar a instalação da cultura acadêmica que contemple a formação do pesquisador, na área de educação, a produção e aplicação do conhecimento, bem como a dimensão do exercício da docência universitária;

IV) Realizar e consolidar intercâmbios e parcerias interinstitucionais visando à cooperação acadêmica, técnica e científica para o avanço do conhecimento, na Área de Concentração em Educação e Contemporaneidade.