ESCOLA DOUTORAL


 

Políticas Públicas e Trabalho Docente:

Conjunturas, Processos e Resistência

13 a 31 de agosto 2018

 

Prezados(as),

Realizaremos no período de  13 a  31/08/2018, no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB), a Escola Doutoral – Políticas Públicas e Trabalho Docente: Conjunturas, Processos e Resistência – como ação da pesquisa ‘As políticas de educação e a reestruturação da profissão docente confrontadas aos desafios da globalização’, financiada pela FAPESB, no âmbito do Edital 04/2015 – Cooperação Internacional, TO nº INT0014/2016, coordenada pelo Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/UNEB/CNPq), bem como da pesquisa ‘Políticas Públicas para a melhoria do Ensino Médio: socialização cientifica, tradução e transferência de resultados’, financiada pela Chamada CNPq 22/2016, Linha 1: Educação Básica: Ensino e Formação Docente, coordenada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG/CNPq).

A Escola Doutoral objetiva fomentar a formação de pós-graduandos e professores nos estudos de Política Educacional, por meio da articulação de diferentes programas de pós-graduação em Educação, com ênfase nas discussões e sistematização de pesquisas sobre trabalho docente.

A rede de investigação acadêmico-científica propiciada no contexto das parcerias entre as instituições e grupos de pesquisas cooperantes desdobrar-se-ão em atividades diversas, incluindo realização de aula inaugural, conferências, mesas de debate, seminário de formação, seminário de teses e dissertações e oficina de formação cultural e diversidade.

A Escola Doutoral será realizada em três momentos articulados, envolvendo atividades diversas, nos seguintes períodos:

1.     13 a 17/08/2018 – Seminário de Formação: experiências, narrativas e (auto)biografias na formação docente;

2.     20 a 24/08/2018 – Seminário de Formação: questões teórico-metodológicas sobre pesquisa com trabalho docente;

3.     27 a 31/08/2018 – Conferências, mesas de debates, seminários de formação, seminários de teses e dissertações.

Orientações para apresentação do resumo

Os resumos das teses em desenvolvimento ou já defendidas, serão inscritos na Escola, com vinculação a um dos eixos temáticos: 1. Natureza, processos e condições de trabalho; 2. Formação docente; 3. Trabalho docente, políticas de avaliação e currículo; 4. Organização do trabalho e sindicalismo docente; 5. Saúde e trabalho docente; 6. Debates teóricos e metodológicos nas pesquisas sobre o trabalho docente; 7. Trabalho docente e diversidade.  Deverão estar de acordo com as seguintes orientações:

O resumo expandido deverá apresentar o estado da pesquisa em desenvolvimento ou da tese defendida, ressaltando o objeto de estudo, justificativa, objetivos, questões da pesquisa, abordagem metodológica – métodos, dispositivos e técnicas de investigação, lócus da pesquisa, sujeitos e/ou colaboradores, perspectiva de análise dos dados/fontes – e desafios/contribuições da pesquisa para o campo.

O resumo expandido deverá ter uma extensão mínima de 5000 caracteres e máxima de 8000 caracteres, sem contar as referências, constando de três ou quatro palavras-chave. Os resumos devem ser enviados em arquivos na versão Editor de texto word 1997 ou posterior, conforme as seguintes orientações:

a)    Papel A4 (29,7cm X  21 cm ), margens  3 cm , fonte Time New Roman corpo 12, entrelinhas de 1,5, alinhamento justificado;

b)    As páginas devem estar enumeradas na margem inferior direita;

c)     O Título deve estar em maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado;

d)    Após o título, incluir um espaço (1,5), com indicação do nome do autor, na linha inferior a sigla da instituição, em seguida o nome do autor e na próxima linha financiamento da pesquisa (se for o caso);

e)    Em seguida, um espaço de 1,5 e início do texto do resumo.

Inscrições de 01 a  30 de abril de 2018.

FICHA DE INSCRICAO_Escola Doutoral
através do e-mail 
grafhouneb@uol.com.br